Mega Planta Solar na Bahia – Oportunidades e Investimentos

O final do ano de 2019 e 2020 foi um momento muito complicado para o mundo, os grandes investidores não conseguiam prever o que aconteceu e o que está acontecendo, muitas empresas no mundo não conseguiram suportar todos esses desafios, outras empresas se reinventaram e novas surgiram mesmo com a crise sanitária que vivemos nos dias de hoje, porém existe um seguimento que não pode parar, trata-se do setor energético e essa área está sempre buscando inovação para continuar ofertando serviços.

Trazendo essa realidade para o território nacional, mais precisamente para o nordeste brasileiro, podemos ver que o setor de energia renovável apresentou um excelente crescimento. É sobre isso que queremos abordar para continuarmos sempre antenados com os assuntos da nossa área. O seguimento solar fotovoltaico só em 2020 registrou um crescimento na ordem de 52%, quando comparamos com o acumulado desde 2012, estamos falando de algo na ordem de 13 bilhões de reais investidos, segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar (ABSSOLAR).

Na Bahia segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), o segmento de eletricidade e gás será responsável por investimentos na ordem de 500 milhões de reais, isso é fruto de protocolos assinados pelo governo, para termos uma ideia dos investimentos que estão acontecendo no Estado, vamos abordar um grande projeto que é o Sol do Sertão II, essa obra terá como objetivo ampliar o parque solar em Oliveira dos Brejinhos, esse complexo possui um aporte de 300 milhões de reais.

Falando em dados da obra, o parque terá uma carga instalada de 474 MWp e esse projeto se tornará um dos maiores de toda a América Latina, para termos uma ideia, isso é o equivalente a 700 campos de futebol, essa planta chegará com o que há de mais eficiente em sistema solar, estamos falando de um parque solar que usará painéis solares do tipo bifacial, quando essa estrutura estiver em operação poderá gerar mais de 1.150 GWh de energia limpa por ano.

Sabemos que esses investimentos são importantes na geração de empregos e acreditamos no poder de desenvolvimento do Brasil, a Seunipro também acredita no desenvolvimento desse mega segmento de energia limpa e estará disponível para atender grandes clientes que operam nesse mercado.


Leia mais:

http://www.infraestrutura.ba.gov.br/2019/11/10946/Segmento-de-Eletricidade-e-Gas-vai-investir-R-500-milhoes-na-BA.html

https://www.terra.com.br/noticias/dino/empresas-ampliam-investimentos-em-energia-solar-e-setor-bate-recorde-no-brasil,55a60cf5fb98db8729ef96a29480c8801akmsyxt.html


Essa foi mais uma curiosidade da área elétrica, redigida pelo engenheiro eletricista Jorge Eduardo Naves, CEO da Seunipro e publicada nas plataformas digitais em 02 de fevereiro de 2021 no Instagram.

By |2021-02-08T03:32:14-03:00fevereiro 2nd, 2021|