Aracaju será a primeira capital do Brasil com o maior sistema de iluminação em LED

A capital de Sergipe está desenvolvendo um trabalho grandioso para melhorar o desempenho do seu sistema de iluminação, estamos falando em 59.500 pontos de iluminação convencionais que serão substituídos por luminárias em LED com sistema de tele gestão. Tudo isso é fruto de um trabalho de uma PPP (Participação Público Privada) feito entre o respectivo município e um consórcio de empresas, formalizado na Bolsa de valores B3.

Quais são os pontos positivos desse sistema implantado em uma cidade?

Consumo baixo e alta eficiência.

As luminárias de LED possuem uma eficiência luminosa alta quando comparada com o sistema de iluminação pública convencional e um consumo baixo, por exemplo dependendo do modelo de luminária de LED o consumo pode ser reduzido em torno de 50-80%, logo, o consumo de energia será menor, exemplificando a luminária em LED de 80W é equivalente a uma luminária convencional de 160W.

Fator de potência

As luminárias em LED possuem um excelente fator de potência, ou seja, a energia ativa fornecida é melhor absorvida do que as luminárias convencionais, consequentemente a queda de tensão em um sistema composto por luminárias viárias de LED é bem menor do que no sistema de iluminação convencional. Quando falamos isso em um projeto novo, conseguiremos ter redução na bitola do cabeamento elétrico, consequentemente redução do custo com cabos, já em um sistema antigo que será substituído as luminárias o cabeamento utilizado trabalhará com menos carga, do que quando utilizava as luminárias convencionais.

Abaixo mostramos uma simples ilustração do triângulo das potências, logo, podemos observar que quanto menos energia reativa um determinado equipamento produz, melhor será o fator de potência (FP).

Curva de carga do sistema em horário ponta e fora ponta

Os engenheiros eletricistas possuem em sua graduação disciplina que analisa a distribuição de energia, e as respectivas curvas de cargas nos alimentadores de um determinado sistema, essa análise é projetada ou supervisionada em um sistema já existente, para fins de prever melhorias no sistema ou ajustes nos alimentadores, se temos um sistema todo em LED a curva de carga diminuirá e isso é muito importante, pois é justamente no horário ponta que os sistema de iluminação é acionado e quanto mais conseguirmos reduzir consumo ou ter eficiência nesse período melhor para todo o sistema.

Abaixo é possível ver um exemplo de gráfico com um certo trafo em uma determinada barra, onde o mesmo alimenta um sistema de iluminação pública e na linha vertical do gráfico é o consumo em kW, já na linha horizontal são os horários de funcionamento do sistema.

 

Sistema de tele gestão

Abaixo uma simples imagem de um centro de controle, para ilustrar o local de gerenciamento do sistema de iluminação pública.

Você já deve ter ouvido falar sobre Smart Cities (Cidades Inteligentes), essa tecnologia está integrado nas luminárias LED como uma opção, os sistema de iluminação pública poderão possuir esse opcional de gerir todo o sistema, manutenções podem ser programadas com maior facilidade, evitando custos com deslocamento de equipe de forma desnecessária, pontos inativos poderão ser facilmente detectados e podemos gerir também o consumo de todas a luminárias inseridas nesse sistema.

Estrutura de suporte das luminárias.

Quando substituímos as luminárias convencionais por LED, analisando a equivalência e outros fatores notamos que cada vez mais essas luminárias estão se tornando mais compactas e mais leves, consequentemente, o esforço mecânico aplicado nas estruturas que serão implantadas as luminárias de LED serão menores.

Abaixo uma imagem onde conseguimos observar uma luminária convencional instalada em um braço de iluminação pública.

Vida útil garantida e impacto no meio ambiente

A maioria dos fornecedores concedem no mínimo uma garantia de 5 anos de funcionamento da luminária, no tocante ao meio ambiente o LED não emite radiação UV, não contém substâncias tóxicas que são encontradas em lâmpadas de descargas de alta pressão como vapor de mercúrio.

Outros pontos relevantes

As luminárias de LED para aplicações urbanas, quando bem dimensionadas, oferecem uma melhor segurança, ou seja, facilidade na identificação de um possível problema na via urbana ou em outras áreas públicas, seu dimensionamento deve ser direcionado para cada localidade, se aplicada em vias de fluxo alto de veículos por exemplo, sua iluminação deve utilizar cores frias, mais brancas para redobrar a atenção dos motoristas, já em bairros mais residenciais por exemplo, cores mais claras, as cores quentes podem tornar o ambiente mais aconchegante.

A Seunipro está conectada com os melhores fornecedores de luminárias do mundo, possui uma equipe de técnica pronta para atender as grandes empresas de engenharia e grandes obras, faço um orçamento conosco (Clique Aqui).


Essa foi mais uma curiosidade da área elétrica, redigida pelo engenheiro eletricista Jorge Eduardo Naves, CEO da Seunipro e publicada em plataformas digitais em 24 de fevereiro de 2021.

By |2022-07-28T07:02:27-03:00fevereiro 24th, 2021|