Utilização dos drones na engenharia elétrica

Para alguns utilizar esse equipamento trata-se de um passatempo, mas para outros é uma ferramenta de trabalho importante e os engenheiros ganharam mais um novo aliado, se na engenharia civil ele tem sua importância, imagine na engenharia elétrica, começando pelas redes de distribuição de energia elétrica, pois sabemos que o Brasil distribui energia elétrica em grande parte por estrutura aérea.

O número de equipes de inspeção em uma grande concessionária de energia elétrica é enorme, o quanto esses “olhos de águia” direcionam toda sua atenção para as redes elétricas sejam de baixa tensão, média tensão ou alta tensão, eles estão sempre analisando como estão as estruturas, as condições dos cabeamentos, as necessidades de manutenções preventivas e preditivas, até mesmo no momento de uma manutenção corretiva eles devem ser decisivos.

Estamos falando em ganhar tempo e eficiência, em ter um relatório técnico rico de imagens, que detalham o motivo ou não para realizar uma manutenção por exemplo, saindo das redes de distribuição e indo para as subestações, sejam elas elevadoras ou abaixadoras, sejam as mesmas robustas ou até mesmo simples, com os drones pudemos analisar com mais cautela como estão as instalações, a necessidade real de trocar um determinado equipamento, um transformador por exemplo, uma chave ou até mesmo um simples isolador.

Utilizando os drones para análise da infraestrutura elétrica conseguimos minimizar possíveis problemas, que podem ocasionar transtornos para concessionária, apagões por exemplo, isso é péssimo para uma concessionária de energia elétrica, eles já pensam no seu DEC e FEC, no seu consumidor sem energia e o prejuízo para empresa, apostando nessa ferramenta, concessionárias de energia elétrica já utilizam esse equipamento a seu favor.

A concessionária EPD do Espírito Santo que vem utilizando esse equipamento nas suas instalações. Uma reportagem da Gazeta Online, o diretor da EPD João Brito Martins, afirmou que situações de superaquecimento dos cabos de alta tensão e desgastes dos equipamentos estão entre os possíveis problemas a serem combatidos.

“O objetivo desses drones é fazer as inspeções mais rapidamente, identificar o problema mais cedo e fazer a manutenção mais cedo, melhorando a qualidade do fornecimento de energia para os clientes”, disse Martins a Gazeta Online.

O presidente da Enel Distribuidora no Rio de Janeiro, ressaltou em uma entrevista concedida ao jornal O Globo que a empresa passa a utilizar novas tecnologias para otimização das ações de prevenção, especialmente para identificar pontos em locais de difícil acesso para realização de manutenção e poda de árvores em linhas, subestações de energia e redes de média tensão.

Mergulhando na área das inspeções, laudos e perícias na engenharia elétrica é possível ver uma enorme vantagem quando utilizamos os drones, você imagina como é a inspeção em um prédio de mais de 15 andares por exemplo, o engenheiro eletricista precisando analisar as condições do sistema de proteção contra descargas atmosféricas o popular “para-raios”, com os drones conseguimos ter um relatório mais eficaz, por exemplo, se as decidas do SPDA são expostas, conseguimos ver com muito cuidado a situação dessas descidas.

Realmente as vantagens são enormes e nós mostramos de uma forma simples o quanto é importante modernizarmos e utilizarmos esse equipamento, agilizando os serviços, deixando o trabalho mais eficaz, principalmente quando estamos falando de energia elétrica.

Essa foi mais uma curiosidades da área, redigida pelo engenheiro eletricista Jorge Eduardo Naves, CREA-SE 2714503187.

Fontes:

https://www.gazetaonline.com.br/cbn_vitoria/reportagens/2018/12/edp-escelsa-usara-drones-para-monitorar-redes-de-energia-no-es-1014160449.html

https://oglobo.globo.com/rio/modernizacao-de-rede-uso-de-drones-para-sustentar-fornecimento-de-energia-23321112

By |2019-07-17T05:10:05-03:00julho 5th, 2019|