Antigamente os painéis solares possuíam um baixo poder de conversão de energia, era algo em torno de 6%, com o tempo a evolução dos painéis solares possibilitaram conversões cada vez maior, atualmente muitos painéis solares já trabalham com eficiência superior a 20%. O mercado solar com um crescimento imenso está apresentando sempre novas soluções, é o caso dos módulos do tipo Half Cell que vêm com força para substituir os antigos painéis convencionais do tipo padrão no mercado.
A tecnologia empregada nesse painel é basicamente o desenvolvimento de suas células divididas ao meio, e o modelo mais conveniente é feito em seção quadrada, aplica-se o corte na célula em um método denominado de TSL (Thermal Laser Separation), logo é possível efetuar a divisão na célula sem ocasionar danos na mesma, logo um painel padrão com 72 células, aplicando esse método podemos dobrar o número de células para 144.
(Imagem) Corrente Reduzida em uma célula Half Cell. Fonte: Canal Solar
Um equipamento elétrico no momento do seu funcionamento ele possui perdas, as perdas nos painéis fotovoltaicos são em detrimento do processo de aquecimento (efeito Joule), resistividade dos componentes entre outros tipos de perdas. A Perda na célula fotovoltaica completa será igual P = Ri2, já as perdas na célula do tipo Half Cell é igual P = R (i/2)2 = Ri2/4.
O objetivo principal desse tipo de sistema é evitar os problemas de sombreamento que deixe todo o painel inoperante, com um diagrama de circuito diferente é possível dividir o painel em dois circuitos, colocando 3 diodos by-pass no meio do módulo, se a área “A” for afetada por algum objeto que venha ocasionar uma zona de sombreamento o painel não terá perda de potência completa, diferente do módulo padrão.
Essa tecnologia possui outras vantagens, pois reduz o número de micro fissuras e só são possíveis de ser notada utilizando equipamentos específicos, bem como uma redução de temperatura em decorrência do diodos by-pass, enquanto os painéis convencionais utilizam 1 diodo by-pass os modelos Half Cell trabalham com 3 trabalhando separados e essa redução de temperatura pode chegar até 20°C.
A Seunipro possui os melhores fornecedores e equipe técnica acompanhando todo o processo de fabricação do produto seja na China ou no país de origem, acessando nossa plataforma poderá ter uma cotação para atender grandes obras e distribuidores de produtos para o mercado da engenharia.
Leia mais:
Essa foi mais uma curiosidade da área elétrica, redigida pelo engenheiro eletricista Jorge Eduardo Naves, CEO da Seunipro e publicada nas plataformas digitais em 03 de fevereiro de 2021 no Instagram.