Transformador de potencial capacitivo
Vamos falar um pouco sobre o transformador de potencial capacitivo, direcionado em instalações em pontos de medição em detrimento da sua exatidão e sua elevada estabilidade de capacitância, tendo capacidade de transmitir sinais de alta frequência através das linhas, os sinais de onda portadora, ele também auxilia a redução de picos de tensão na linha, ele consegue reduzir as tensões para valores seguros e sempre proporcionais as tensões primarias.
Obtendo essa redução de tensão para valores seguros é possível dividir os instrumentos de proteção, medição, contadores e réles, da rede de alta tensão, proporcionando um monitoramento e controle da rede. Sua aplicação pode ser em medição de faturamento, proteção de linhas e subestações de alta tensão e em transmissão de sinais em alta frequência.
Esse tipo de equipamento é composto por capacitores em série acoplados no interior de uma cuba e alojado a um transformador indutivo entre outros elementos importantes.
Detalhes do equipamento do fabricante ARTECHE
- 1 Terminal primário;
- 2 Compensador de volume de óleo;
- 3 Isolador (porcelana ou silicone);
- 4 Capacitores;
- 5 Terminal de tensão indeterminada;
- 6 Terminal de alta frequência;
- 7 Transformador de potencial indutivo;
- 8 Indicador de nível de óleo;
- 9 Acessório de onda portadora;
- 10 Válvula de amostra de óleo;
- 11 Terminal de ligação a terra;
- 12 Caixa de terminais secundários.
Os capacitores estão banhados em um óleo diéletrico específico, esses capacitores devem ter uma capacitância estável e duradoura, dentro de uma cuba feita de aço galvanizado está a parte indutiva impregnada a um óleo mineral, um TCP destinado a uma SE de 69kV pode custar em média U$ 3.000,00.
Essa foi mais uma curiosidades da área, redigida pelo engenheiro eletricista Jorge Eduardo Naves CREA-SE 2714503187 e pode ser encontrada resumida na rede social instagram em @eletrica.engenharia, publicado em 23 de dezembo de 2018.